SMP

Coordenador na Paróquia: Cláudio Roberto de Souza Freire
A alegria do Senhor é a nossa força.
Coragem irmão e irmã, vamos todos em missão.

O que são as Santas Missões Populares?
As Santas Missões são tempo forte de evangelização, de oração, de celebração, de fraternidade, de graça e de fé.

Porque está sendo realizado em nossa diocese, esse tempo forte de oração, reflexão e ação?
Estamos realizando as Santas Missões Populares em nossa Diocese porque queremos que o Evangelho transforme nossas vidas, as nossas comunidades, a sociedade toda, porque somos cristãos, queremos partilhar com todas as pessoas a boa notícia do imenso amor de Deus por nós, amor que liberta e salva.

O que acontecerá durante as Santas Missões Populares?
Durante o tempo das Santas Missões Populares serão desenvolvida muitas e variadas atividades, como visita as famílias, celebrações, encontros em grupos, debates, ações concretas, palestras, romarias, ciclo de estudos, dias de confraternização, novenas, retiros e muito mais. A programação completa você poderá encontrar no jornal Boletim Diocesano (A Igreja na Diocese de Guarapuava), ou ainda na secretaria paroquial.

Por que Santas? Por que Missões?
Santas porque continuam a mesma missão de Jesus, o Cristo, o Consagrado, o Ungido pelo Espírito Santo.
Missões porque é tempo de graça que nos leva a viver bem a vida em comunhão com Deus e com os irmãos. É tempo de andar, de sair, de ser enviado. É tempo de testemunhar a experiência pessoal, íntima, filial de Deus.
Populares poque acontecem no meio do povo. Assumem seus anseios e sonhos, os clamores dos excluídos e dos marginalizados. Resgatam a cultura e a religiosidade do povo que é convidado a ser sujeito histórico da Missão.

Onde acontecerão as Santas Missões Populares?
Acontecerão em todos os lugares. No entanto, o ambiente privilegiado, são especialmente todas as casas, sem distinção, visitadas com amor, respeito e humildade.

Destacamos aqui alguns acontecimentos importantes em nossa Paróquia, resultado das Santas Missões Populares.

- Assembleia Paroquial das SMP

Em 25 de setembro de 2010 foi realizada uma Assembléia Paroquial. Esta pode ser considerada a Abertura das Santas Missões Populares. Houve passeata e carreata pelas ruas da cidade.

- Missão N’área – Bairro Ismailton em 16/11/2010 – Setores: Cândido de Abreu, Rio Branco e Rosário do Ivaí.

- 1º Retiro das Santas Missões Populares
Visita dos Coordenadores das SMP do Decanato Pitanga.Com grande alegria realizamos nos dias 2 e 3 de abril de 2011, nosso 1º Retiro de Formação para as Santas Missões Populares. Reunimos 105 irmãos e irmãs que foram contagiados pelo ardor missionário da equipe que assessorou esses dois dias de oração e estudo.
Iniciamos os trabalhos com a oração ao Divino Espírito Santo, pedindo a Ele que iluminasse a caminhada apostólica dos cinco setores missionários da paróquia. O tema de estudo foi o encontro de Jesus com a samaritana, relatado no Evangelho de São João (4, 1-42). Refletimos o que significa o dom de Deus para uma pessoa, para uma paróquia e para o mundo inteiro. Vimos a samaritana como modelo de missionária. Divulgou com zelo a presença do Messias, sua atitude de anúncio foi grande e seu bom exemplo, convenceu e arrastou o povo. Terminamos o dia com uma bela e tocante Celebração Eucarística em que foi ressaltado o espírito missionário. Ali foi ainda lembrada a Campanha da Fraternidade 2011, nos lembrando que seu êxito depende em boa medida da participação dos jovens. No dia seguinte iniciamos o trabalho em grupos, de onde saíram as propostas para a continuidade do nosso trabalho na Paróquia. Foi animador constatar que todos participaram dos debates e colaboraram para a elaboração das ideias.

Em resumo, foi um retiro de formação e espiritualidade, dois dias de oração, cânticos, dramatizações, estudo e troca de experiências.O Pe. Adalto saiu do encontro confiante no trabalho dos missionários(as). Na aridez da vida diária, sem desânimos, amparados pela graça de Deus, vamos passar com ânimo as boas resoluções para a prática e assim tornar melhor nossa paróquia.

Cat-Missão.”
Evento das SMP em 16 de Julho de 2011, envolvendo a Catequese e diversas Pastorais. Teve início com a Bênção do Envio para Catequistas, Crianças e Missionários às 13h, em seguida a visita às casas das famílias de nossa Comunidade.  Confraternização entre as Capelas às 17h, “Missa festiva” em comemoração  ao Evento às 19h, e em seguida “Festa Julina” no Salão Paroquial.

- 2º Retiro Paroquial das Santas Missões Populares
Foi  realizado em 15 e 16 de outubro de 2011, ressaltando a Convicção Missionária. Cada retiro é uma experiência pessoal, encontro que gera Convicção, experiência com Deus, que reanima a comunidade e nos torna mais irmãos. Descontração, reflexão, trabalho e oração Foi o clima do 2º Retiro das Santas Missões Populares, que reuniu a Matriz e as dezenove capelas da Paróquia.

- Semana Missionária
Dos dias 01 a 12 de Outubro de 2011, foi realizada a Semana Missionária, com encontro nos 05 Setores da Paróquia.

- Em Novembro:
- Assembléia das SMP, nos dias 05 e 06 de novembro de 2011.
- Gincana Missionária, no dia 15/11/2011.
- Festival de música Missionária - 19/11/2011.

- Em Dezembro:
- Trabalho com os Círculos Bíblicos.
- Novena Missionária do Natal.

Aguarde, em breve o histórico das Santas Missões nesse ano.

Se preferir, acesse todas as notícias publicadas sobre as Santas Missões AQUI.

Colaboração: Coordenação das SMP

Possui alguma foto desses eventos? Entre em contato conosco.

Quer saber mais? Acesse o Link para as Santas Missões na Diocese de Guarapuava: http://www.smpguarapuava.com.br/