20 de junho de 2016

Corpus Christi 2016

O dia de Corpus Christi é sempre uma data muito especial no calendário de qualquer cristão católico. Afinal celebramos a presença real de Jesus Cristo na hóstia e no vinho consagrados. Além disso, a festa de Corpus Christi nos ensina muito sobre a fé. Ela nos aponta um caminho para seguirmos: o de Cristo. E Cristo instituiu a Eucaristia para que possamos amar como ele fez.  Em 2016, para celebrar esta data, a comunidade da Paróquia Nossa Senhora do Rosário somou esforços antecipados e planejaram algumas mudanças, para inserir a o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, realizando uma celebração um pouco diferente dos anos anteriores. Desta vez, o local da celebração foi a quadra de esportes do Colégio Estadual José Siqueira Rosas. O tradicional tapete para a passagem da procissão passou por ruas onde nunca havia sido feito, totalizando um trajeto recorde de mais de 1 quilômetro até o seu término no pátio da Igreja Matriz. Em um trabalho conjunto de muita motivação que envolveu mais de 30 grupos, entre capelas, pastorais, escolas e outros movimentos, a comunidade rosariense manteve a tradição nesta linda homenagem a Jesus.

Na manhã do dia 26 de maio, dia de Corpus Christi, centenas de fiéis da Igreja Matriz e Capelas do interior do Município lotaram as dependências do Colégio Estadual para acompanhar a celebração da Missa, da bênção do Santíssimo e a tradicional procissão que representa a cada ano a festa da unidade cristã em nossa comunidade. Logo após, o Cristo Eucarístico passou por um lindo traçado feito de serragem, frutas, flores, sementes e objetos e cartazes temáticos. Um ponto a ser destacado foi o gesto concreto de confeccionar o tapete usado na procissão em ruas simples da cidade, para que possamos lembrar que o evangelho deve ser inserido onde mais se necessita dele. Na liturgia da celebração e nos temas utilizados no tapete decorativo, a Campanha da Fraternidade 2016 foi abordada para que a sociedade e o poder público lembre-se da importância de "assegurar o direito ao saneamento básico para a todas as pessoas e do empenho necessário, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum.  O atual modelo de desenvolvimento está ameaçando a vida e o sustento de muitas pessoas, em especial as mais pobres. É um modelo que destrói a biodiversidade. A perspectiva ecumênica da CF aponta para a necessidade de união das igrejas diante dessa questão. Nossa Casa Comum está sendo ameaçada. Não podemos, portanto, ficar calados. Deus nos convoca para cuidar da sua criação. Promover a justiça climática, assumir nossas responsabilidades pelo cuidado com a Casa Comum e denunciar os pecados que ameaçam a vida no planeta é a missão confiada por Deus a cada um e cada uma de nós." (Texto Base-Introdução IV CFE 2016)

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em nome do pároco Pe Adalto, agradece a todos pelo esforço e dedicação nos preparativos para a celebração e a toda comunidade pela presença marcante no dia de Corpus Christi.

Confira, através das fotos, como foi especial este dia em Rosário do Ivaí:
(CLIQUE NAS IMAGENS PARA VER MAIOR)

Se preferir, acesse a galeria completa de fotos AQUI.
Confira também a Liturgia deste dia AQUI.