20 de abril de 2016

Relembre como foi a Semana Santa 2016 em nossa Paróquia


Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa. Acompanhe a partir de agora, através de fotos e textos explicativos, alguns dos momentos mais importantes ocorridos durante a Semana Santa na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rosário do Ivaí.
Iniciada no Domingo de Ramos, conforme foi relatado anteriormente em nosso site AQUI, a Semana Santa prosseguiu na Segunda-feira Santa, dia que se recorda a prisão de Jesus Cristo, com a realização do Mutirão de Confissões na Igreja Matriz da Paróquia. Na Terça-Feira Santaonde são celebradas as Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria, é muito comum também por ser o dia de penitência no qual os cristãos cumprem promessas de vários tipos ou o dia da memória do encontro de Jesus e Maria no caminho do Calvário. Na Quarta-Feira Santa, dia da piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, nossos paroquianos puderam exercer sua fé nas Missas da Unção dos Enfermos na parte da tarde e na Missa com a novena do Perpétuo Socorro na parte da noite, ambas realizadas na Igreja Matriz. Após estes três dias contemplando o Servo sofredor, podemos nos preparar melhor para o Tríduo Pascal, que são três dias de Cristo crucificado, morto e ressuscitado, composto pela Quinta-Feira SantaSexta-Feira Santa e Vigília Pascal, véspera do Domingo de Páscoa.

Quinta-feira da Ceia

Na Quinta-feira Santa realizamos a "Missa do Lava-pés", neste dia comemoramos a última Ceia da páscoa hebraica que Jesus fez com os 12 apóstolos antes de ser preso e levado à morte na cruz. Durante esta ceia, Jesus instituiu a Eucaristia e o sacerdócio Cristão, prefigurando o evento novo da Páscoa cristã que haveria de se realizar dois dias depois. O Cordeiro pascal a partir dessa ceia, é Ele próprio, que se oferece num voluntário sacrifício de expiação, de louvor e de agradecimento ao Pai, mareando assim a definitiva aliança de Deus com toda a humanidade redimida do poder do maligno e da morte.




A simbologia do sacrifício é expressa pela separação dos dois elementos: o pão e o vinho, a carne e o sangue, o Corpo e o Espírito de Jesus, inseparavelmente unidos e separados, sinal misterioso ao mesmo tempo de vida e de morte. Esse evento do mistério de Jesus é também profecia e realização do primado do amor e do serviço na sua vida e na dos que crêem, o que se tornou manifesto no gesto do lava-pés. Depois do longo silêncio quaresmal, a liturgia canta o Glória. Ao término da liturgia eucarística, tiram-se as toalhas do altar-mor para indicar o abandono que o Senhor vai encontrar agora; a santa Eucaristia, que não poderá ser consagrada no dia seguinte, é exposta solenemente com procissão interna e externa a igreja e a seguir recolocada sobre o altar da Deposição até a meia-noite para adoração por parte dos fiéis.

Algumas características da liturgia neste dia:
  • Na Igreja Católica, na missa durante o Glória todos os sinos da igreja devem dobrar, só voltarão a ser escutados na proclamação da Glória na Vigília Pascal.
  • Após a homilia ocorre o ritual da lavagem dos pés pelo sacerdote, conforme Jesus.
  • A missa termina com a transladação do Santíssimo Sacramento para um lugar menor. Adoração Eucarística é recomendada, mas deve ser feita sem solenidades. Todos os altares da igreja ficam desnudos, exceto onde se está o Santíssimo.

Sexta-feira da Paixão

Na Sexta-feira Santa a Igreja não celebra a Eucaristia. Recorda a Morte de Cristo por uma celebração da Palavra de Deus, constando de leituras bíblicas, de preces solenes, adoração da cruz e comunhão sacramental.









Este dia ficou marcado em nossa Paróquia pela realização da Via Sacra com início na Praça da Santa e passando pelas ruas principais da cidade e encenação da Paixão de Cristo por dezenas de jovens paroquianos durante a noite de Sexta-Feira.


















Algumas características da liturgia neste dia:
Relembra a Paixão e crucificação de Jesus. É o único dia do ano que não celebram missas, ao invés, tem-se uma celebração litúrgica.
  • As imagens dos santos e crucifixos devem estar encobertos e suas respectivas luzes apagadas, conforme a Tradição local.
  • A cor litúrgica é o vermelho,porém em algumas Paróquias,Se utiliza o Preto ,numa espécie de Luto
  • Sexta-feira Santa é dia de Jejum e abstinência de carne. A Igreja pede ao seus filhos que se silenciem para relembrar a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo
  • É quando a Igreja recorda a morte de Jesus. É celebrada a Solene Ação LitúrgicaPaixão e a Adoração da Cruz. A recordação da morte de Jesus consiste em quatro momentos: A Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão. Presidida por presbítero ou bispo, os paramentos para a celebração são de cor vermelha.

Sábado Santo ou Sábado de Aleluia


A noite do Sábado Santo é a "mãe de todas as vigílias", a celebração central de nossa fé, nela a Igreja espera, velando, a ressurreição de Cristo, e a celebra nos sacramentos.



A liturgia da Noite Pascal tem as seguintes partes: Celebração da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística.

O Tríduo Pascal termina com as Vésperas do Domingo da Ressurreição. Na verdade o Cristo ressuscitou, aleluia! A ele o poder e a glória pêlos séculos eternos.
Realizamos a benção do fogo novo
Algumas características da liturgia neste dia:
  • Não se celebram missas pela manhã.
  • É o dia onde se faz a lembrança de Jesus morto, onde se cultiva a esperança e perseverança.



Domingo de Páscoa

É o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes.





A galeria de fotos da Semana Santa é extensa. Aqui no site não espaço para tantas fotos. Mas se você preferir acessar o arquivo completo CLIQUE AQUI e veja em fotos como foram estes dias dedicados a celebrações e orações especiais.
Créditos:

0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Dê vida a esse blog!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente com o FACEBOOK