10 de agosto de 2015

9º MUTICOM, nossa paróquia esteve lá!

Profissionalização das pastorais e meios de comunicação com bases éticas e interesse público formaram o legado do 9° Mutirão Brasileiro que reuniu participantes de todo o país em Vitória no Espírito Santo.
Um legado de aprendizado, inovação, tendências e base ética e cristã. Essas são alguns aspectos que marcaram o 9° Mutirão Brasileiro de Comunicação em Vitória no Espírito Santo. Os diversos sotaques de norte a sul do país compartilharam experiências pastorais e profissionais sobre o trabalho da Igreja e também nos diversos veículos. Seja no rádio, na TV, na internet ou redes sociais, os debates deixaram um desafio para as atividades dos participantes: comunicar comprometido com o interesse público e a evangelização. A 10ª edição voltará ao sul do país, em Joinville no mês de agosto de 2017. (Com informações da rádio Central Cultura)

Veja a seguir um relato feito pela nossa paroquiana Angelita Semeguini, que representou nossa paróquia neste grandioso evento juntamento com o pároco Pe Adalto:

"Às 19h do dia 14 de julho deu-se início ao 9º Muticom, com recepção e palestra dos  representantes de cada Estado ali presente.  Além de apresentações culturais referentes aos Estados citados foi servido buffet. Durante a estadia do Encontro tivemos diversas apresentações e atividades,  no primeiro e segundo dia foram desenvolvidos trabalhos internos e atividades no local de eventos. Logo após, os trabalhos desenvolvidos foram apresentados e discutidos.

A cada dia, ao início dos trabalhos houve missa  com vários padres e bispos que ali se encontravam. Porém no segundo dia, tivemos um palestrante muito especial: Caco Barcelos, repórter e apresentador do programa Profissão Repórter da Globo. Ele explanou  seu trabalho nos apresentando algumas de suas reportagens e contando suas experiências e medos devido às situações passadas por ele, um trabalho excepcional, demonstrou-se uma pessoa muito carismática e envolvente no seu trabalho.

Tive ainda o grande e maravilhoso prazer de conhecer o Padre Edivino Sicuro, Padre de Ponta Grossa da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. O padre me relatou que conheceu Rosário do Ivaí na época do Padre Vicente Wróz.

No sábado de manhã foi feito uma apresentação geral dos trabalhos realizados durante o Encontro.  Após o almoço fomos conhecer o Convento da Penha, onde lá naquela subida se paga todos os seus pecados, os cometidos e os que você irá cometer ainda. Um lugar de total conservação da natureza, maravilhoso pra quem precisa fazer um  encontro consigo mesmo, durante o percurso se pode ver vários  lugares para sua reflexão, além de serem lindos e aconchegantes .  Chegando ao topo da montanha  onde se encontra  o Convento - lugar magnífico, maravilhoso - ali encontrei entalhado em madeira de Peroba maciça a imagem da Virgem Maria com Jesus morto em seus braços e com uma inscrição.

Uma imagem muito singela, mas ao mesmo tempo você sente naquele local a presença viva de Jesus. Ao redor do convento se pode ver a cidade inteira e linda. No retorno já após as 17h ,  a coordenadora conseguiu com o museu uma visita extraordinária devido o adiantamento da hora, conhecemos então a rede ferroviária e suas estações e peças que acompanham a Velha Maria Fumaça.

Ficamos instalados neste local: Centro de Treinamento Dom João Batista. Domingo de manhã, após a santa missa e um pequeno "Tur", às 11h  embarcamos com retorno aos nossos lares.
Se  tem uma palavra que define tudo o que vivemos é simplesmente “MAGNIFIC”."

Por: Angelita Semeghini - PASCOM