15 de agosto de 2014

Site da paróquia completa 2 anos

Neste mês de agosto de 2014 completamos 2 anos de lançamento do site da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Criado como uma iniciativa da PASCOM - Pastoral da Comunicação, o site, organizado no formato de blog tinha o objetivo inicial de ajudar na construção de uma memória coletiva da nossa paróquia, que pudesse ser vista por todos. Passado esse tempo de caminhada, podemos estabelecer algumas considerações a respeito desta ferramenta pastoral de evangelização existente em nossa comunidade.

Página inicial do site Paroquiaderosario.com

Observando os dados gerados pela ferramenta "Google Analytics", percebemos uma boa frequência de visitas feitas ao blog. Nossa página foi visitada todas as semanas durante esses dois anos, sem exceção, alcançando 5.795 usuários diferentes. Os visitantes que acessaram o blog nesse período, permaneceram em média 02:54 min em nossas páginas. Grande parte do público do blog (25 a 30%) é local, ou seja, pertence à nossa comunidade paroquial, em Rosário do Ivaí, mas é interessante ressaltar que também tivemos muitas visitas de outras cidades, entre elas Curitiba (8,69%), Londrina (6,91%), São Paulo (3,98%) e Belo Horizonte (3,12%). Pessoas de todos os outros Estados do país já nos visitaram, o que podemos chegar a conclusão que nosso site aparece constantemente em buscas e pesquisas por assuntos paroquiais na Internet, ou mesmo que pessoas que já moraram em Rosário do Ivaí sempre buscam notícias de sua paróquia de origem. Além disso, já tivemos acessos de outros países, principalmente vindos dos Estados Unidos, Itália, Portugal e Polônia. Outro dado relevante diz respeito à fidelidade dos leitores, que criaram o hábito de acessar o blog, pois 30,4% dos visitantes são pessoas que retornaram ao blog mais de uma vez, conforme os relatórios fornecidos pelo Google, onde nosso blog está hospedado.
Dados do Google Analytics - Visão geral

Também experimentamos uma grandiosa participação dos visitantes nos espaços de interação disponíveis , tais como comentários em nosso Mural de Recados e as postagens do blog. A página da Paróquia no Facebook é acompanhada por 324 seguidores e nosso conteúdo publicado nesta rede social já foi visto  no "Feed de Notícias" mais de 250 mil vezes somente nos últimos 6 meses. Nosso perfil e conteúdos relacionados no Google + , tais como galeria de fotos e vídeos publicados também alcançou uma marca expressiva: mais de 570 mil visualizações. Nosso canal no Youtube também é bastante visitado, tendo alcançado 22 mil visualizações com 15 vídeos publicados.

Fan Page no Facebook

Canal de Vídeos no Youtube
São números que demonstram o potencial positivo de compartilhar as coisas ligadas à fé de uma  linda comunidade como a que temos em Rosário do Ivaí.

Outro ponto a se refletir é que o blog é organizado e mantido em primeiro plano pela PASCOM mas pode e deve ser construído coletivamente em conjunto com todas as outras Pastorais e Movimentos de nossa Igreja. Aliás, qualquer paroquiano pode ajudar para melhorar esse canal de comunicação. Devemos estar conscientes de nosso compromisso pastoral de evangelizar, e colaborar para que este espaço sirva efetivamente para divulgar as ações, eventos, assuntos importantes, enfim a palavra de Deus, dentro e fora de nossa paróquia.

Enfim, queremos também agradecer a você, a parte mais importante de nosso site, pois sem leitores não teríamos motivos para continuar nossos trabalhos. Obrigado pela visitas, comentários e recepção positiva! Esperamos com fé, que a boa nova de Jesus Cristo seja levada cada vez com mais entusiasmo e compromisso cristão a todos os lares. O blog Paroquiaderosario.com quer ser a memória de nossa comunidade na Internet e ferramenta inovadora para contribuir com a vida pastoral na Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Parabéns a todos! O sucesso site paroquiaderosario.com pertence a cada um de vocês.

Venha, vamos junto evangelizar!
A palavra de Jesus merece estar no coração de cada ser humano.

Nos próximos dias, a PASCOM estará oferecendo oportunidades reais para você participar e ser um colaborador do site paroquiaderosario.com.
Aguarde!
Equipe da PASCOM - Pastoral da Comunicação