3 de abril de 2013

FIÉIS CELEBRAM LAVA-PÉS EM ROSÁRIO DO IVAÍ

Na Igreja Nossa Senhora do Rosário fiés católicos de Rosário do Ivaí celebraram o Lava-pés na Santa Missa da quinta-feira (28) realizada as 20h00min. A missa foi marco de abertura do Tríduo Pascal, que é o conjunto dos três dias santos celebrados pelos católicos antes do domingo de Páscoa.
A missa de lava-pés demonstra a humildade e o serviço do mestre Jesus Cristo que, em um gesto simples, mas, maravilhoso, lava os pés dos apóstolos. Esta missa também celebra a instituição da Eucaristia, através da Santa Ceia.
O Pároco, Pe. Adalto, motivado pela Campanha da Fraternidade: "Fraternidade e Juventude"  convidou doze jovens da paróquia para que representassem os discípulos na celebração e repetiu o gesto de Cristo, lavando e os beijando os pés.
O rito do Lava-pés é uma celebração religiosa observada pela religião católica e por diversas denominações cristãs e é baseado no relato de do Evengelho de João (13:1-17), que menciona o que Jesus Cristo realizou durante a Última Ceia.

"Ele pegou uma toalha e cingiu-se com ela. Depois colocou água numa bacia, e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido" (Jo 13, 4-5).
 Assista o video do momento do Lava-pés.

"Depois que lhes lavou os pés e que tomou seu manto, tendo retornado à mesa, disse-lhes: compreendeis o que fiz? Vós chamais-me Mestre e Senhor e dizeis bem, porque o sou. Se eu, pois Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu dei-vos o exemplo, para que, como eu vos fiz assim façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo. O servo não é maior que o seu senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. Se compreendeis estas coisas, bem-aventurados sereis se as praticardes."(Jo 13,12-17)