2 de abril de 2013

DOM WAGNER REALIZA CRISMA EM NOSSA PARÓQUIA

No dia 23 de março na Missa das 19h00min foi realizado na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, com a presença do Bispo Dom Antonio Wagner o Sacramento do Crisma, onde 40 jovens que confirmaram seu Batismo e assumiram seus compromissos como cristãos.
A palavra Crisma vem do grego e significa óleo da unção. Crisma é o Sacramento que confere os Dons do Espírito Santo, os dons são sete: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade, Temor de Deus. Este sacramento conduz o fiel ao caminho da perfeição cristã. Representa como que a passagem da infância para a fase adulta: é o Sacramento da maturidade cristã. Podemos então dizer que a Crisma é o Sacramento da Confirmação do Batismo. É um sacramento da Igreja Católica em que o fiel recebe através da ação do bispo uma unção com o Crisma (óleo). Trata-se de um rito em que o ministro (bispo) impõe as mãos sobre os confirmandos, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo. Consiste na confirmação do Batismo pelo Espírito Santo, na qual o fiel crismando é enviado ao mundo para testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo em atos e palavras.
A doutrina sobre este sacramento do Crisma afirma que ele imprime "caráter", como que se deixasse na alma um selo ou marca indelével que vincula o crismando como se fosse uma "propriedade" de Cristo. Para que o jovem receba este sacramento ele deve ter 14 anos ou mais.
Três passos são necessários à administração da Crisma: a imposição das mãos sobre a cabeça do crismando; a unção com o óleo na fronte; as palavra do Bispo: “Recebe por este sinal o Espírito Santo, Dom de Deus”, ao que o crismando responde: “Amém”.
O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Confirmação – Crisma, pertence, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica.
Para finalizar gostariamos de apresentar os nomes e localidade dos catequistas que prepararam os 40 jovens para receberem o Sacramento do Crisma: Adenilson (3 Morros),Jacinta (Bairro do Ismailton), Silvio (Pé de Galinha),Tereza Fernandes (Vila União), Rosangela (Agua da Canoa),Maria Joana ( Boa Vista),Maria Julia (Sabugueiro),Jurema, Marinalva e Aline (Matriz) eValdir (Campineiro do Sul), todos sobre a Coordenação da catequista Carla Simoni Bernardo.