12 de março de 2013

HABEMUS PAPAM - PAPA É ELEITO NA QUINTA VOTAÇÃO - 13/03/2013

Após 13 dias da renúncia de Bento 16, a quinta votação do conclave, realizada neste início de noite desta quarta-feira (13), terminou com a escolha do novo papa. Por volta das 19h05 (15h05 do horário de Brasília), uma fumaça branca saiu da chaminé da capela Sistina, indicando que os cardeais chegaram a um consenso sobre o próximo líder da Igreja Católica Apostólica Romana.
A Igreja Católica confirmou às 20h14 (16h14 de Brasília) desta quarta-feira (13) quem é seu novo papa: o cardeal Jorge Mario Bergoglio, 76, da Argentina, foi o escolhido para suceder Bento 16 no conclave que começou na terça-feira (12) e terminou hoje, às 19h07 (15h07 de Brasília), quando a fumaça branca tomou a praça São Pedro, após cinco escrutínios.
Os sinos da basílica de São Pedro confirmaram que o novo pontífice recebeu ao menos dois terços dos votos dos cardeais e já aceitou a missão de comandar a Santa Sé.
O nome de batismo e pelo qual será conhecido o sucessor de Bento 16 é FRANCISCO!
Seu primeiro pedido marca o início do Pontificado: "antes que o bispo abençoe o povo, peço que rezem ao Senhor para que me abençoe", logo após depois recitou a “Ave Maria” e o “Glória”. Resta dizer a famosa frase: "Habemus Papam! Papa Francisco!"

Fumaça preta sobe, e votações da manhã não elegem novo Papa - 13/03/2013

Os cardeais reunidos na Capela Sistina, no Vaticano, não conseguiram eleger o novo Papa nas duas eleições da manhã desta quarta-feira (13), segundo dia do conclave, na Capela Sistina. Outras duas votações estão marcadas para o período da tarde, após o almoço dos 115 cardeais eleitores na Casa de Santa Marta.
A fumaça preta se ergueu da chaminé da Capela Sistina, onde ocorre a reunião secreta dos cardeais, por volta das 11h40 locais (7h40 de Brasília), indicando que nenhum participante obteve a maioria de dois terços dos votos necessária para eleger o novo pontífice.
Mais duas votações devem ocorrer à tarde, após o almoço, e a expectativa é que nova "fumaça" se erga por volta das 19h locais (15h de Brasília).
Na única votação da véspera, também não houve nenhum cardeal com mais de 77 dos 115 votos possíveis.
Segundo os vaticanistas, a primeira votação serve para "colocar os nomes na mesa" e definir quais os cardeais que estão realmente na disputa.
Há oito anos, o agora Papa Emérito Bento XVI foi eleito no segundo dia do conclave, após a primeira votação da tarde.

Conclave segue à tarde com mais duas rodadas de votos na Capela Sistina.
Cardeais no Vaticano tentam escolher sucessor do Papa Emérito Bento XVI.

Fumaça preta: cardeais não elegem o novo papa no primeiro escrutínio

Eram 19h40 em Roma (15h40 em Brasília) quando uma forte fumaça preta saiu da chaminé da Capela Sistina, mostrando que os cardeais, reunidos no local desde as 17 horas, não haviam escolhido quem seria o novo papa. A praça de São Pedro estava lotada de fiéis, que não se afastaram do local, mesmo com a chuva e o frio.
A fumaça branca só sairá quando houver maioria de dois terços (77 votos, neste caso) para a escolha do novo papa. Quando não há consenso, a fumaça é negra. A eleição é dirigida pelo primeiro cardeal na ordem de precedência, atualmente Giovanni Battista Re, prefeito emérito da Congregação para os Bispos, que preside também aos momentos previstos pela liturgia própria.
No início da tarde, os 115 cardeais eleitores se dirigiram à capela Sistina, rezando a ladainha dos Santos, e tomaram os seus lugares ao som do hino ‘Veni, creator Spiritus’. Após cada um dos presentes prestar o juramento de “segredo” sobre o que diz respeito à eleição do Papa, todas as pessoas estranhas à eleição saíram da capela. Tudo pode ser acompanhado, no mundo inteiro, pela televisão.
Após ouvirem a meditação feita pelo cardeal maltês Prosper Grech, realizaram o primeiro escrutínio. Em seguida, com a apuração e a queima das cédulas, os cardeais recitaram a oração de vésperas e retornaram à Casa de Santa Marta. Os trabalhos serão retomados na manhã desta quarta-feira.
O Conclave conta com cardeais de 48 países. O grupo de 115 eleitores está assim distribuído geograficamente: Europa – 60 (incluindo 28 italianos); América Latina – 19; América do Norte – 14; África -11; Ásia – 10; Oceânia – 1. O sucessor de Bento XVI, que renunciou ao pontificado, será o 50.º Papa da Igreja Católica nos últimos 500 anos, desde a eleição de Leão X a 19 de março de 1513.

Confira Video :