11 de setembro de 2012

Considerações sobre o primeiro mês do blog Paroquiaderosario.com

O blog Paroquiaderosario.com completa 1 mês no ar neste dia 11 de setembro de  2012.

Apesar de parecer pouco tempo para uma página na Internet, é possível analisar e estabelecer algumas considerações a respeito desta nova ferramenta pastoral de evangelização que a Paróquia Nossa Senhora do Rosário está utilizando.

Em relação à avaliação que os próprios visitantes fizeram do blog, através da participação da enquete que esteve no ar por 30 dias, foi verificado o seguinte:
41 pessoas responderam à pergunta "O que você achou do blog da Paróquia?". Desta amostragem, 87% das pessoas escolheram a resposta "ótimo" e 7% a opção "bom", totalizando 96% (39 pessoas) de avaliação muito positiva do blog. Como nem tudo é unânime, 4% dos respondentes (2 pessoas) escolheram as opções "eu achei legal" e "poderia ser melhor", indicando nossa responsabilidade de sempre buscar novas maneiras de apresentar as novidades de nossa paróquia.

Também tivemos uma boa participação dos visitantes nos espaços disponíveis para comentários, como nosso Mural de Recados e as postagens do blog. O link "Opinião da Comunidade" recebeu 15 comentários onde os paroquianos deixaram seu recado parabenizando a iniciativa de criação do blog e elogiando os conteúdos apresentados. O Mural de Recados contou com a participação dos leitores recebendo 20 comentários desde o lançamento do blog. A leitora Nelsi disse "Obrigada por estar facilitando a vida dos paroquianos criando o Blog! Assim nós podemos ter mais acesso as atividades." O leitor Cloves Glufka afirmou "Adorei a novidade. Parabéns à Equipe Pascom, com certeza este blog dará mais vida a comunidade. Me sinto em casa estando aqui neste canal de comunicação". Outro comentário interessante foi o de Mário Gamba que disse "Acesso o site todos os dias. Acho muito interessante e sempre estou em busca de novidades." Além destes, muitos outros comentários gratificantes poderiam ser citados.

É importante destacar a frequência de visitas feitas ao blog nessa fase inicial. Nossa página foi visitada todos os dias, sem exceção, alcançando 4265 páginas visualizadas na manhã do dia 11 de setembro, quando completou 1 mês de existência. No total, 348 visitantes únicos acessaram o blog nesse período, permanecendo em média 07:51 min em nossas páginas. A maioria do público do blog (56,31%) é local, ou seja, pertence à nossa comunidade paroquial, em Rosário do Ivaí, mas é interessante ressaltar que também tivemos visitas de outras cidades, entre elas Londrina, Curitiba, Apucarana e Ponta Grossa e também de Estados do Brasil como São Paulo, Rio Grande do Sul, Amazonas, Santa Catarina e Distrito Federal e até mesmo de outros países. Outro dado relevante diz respeito à fidelidade dos leitores, que criaram o hábito de acessar o blog, pois 57% dos visitantes são pessoas que retornaram ao blog mais de uma vez, conforme os relatórios fornecidos pelo Google, onde nosso blog está hospedado.

Enfim, queremos agradecer a recepção extremamente positiva feita por nossa comunidade e esperamos com fé, que a boa nova de Jesus Cristo seja levada cada vez com mais entusiasmo e compromisso cristão a todos os lares. O blog Paroquiaderosario.com que ser a memória de nossa comunidade na Internet e ferramenta inovadora para contribuir com a vida pastoral na Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Parabéns a todos! Esse sucesso inicial do blog pertence a cada um de vocês.

Equipe da PASCOM - Pastoral da Comunicação

Um comentário:

1. Parabéns pelo resultado positivo do 1º mês do Blog.Não podia ser diferente, é uma ótima ferramenta de evangelização.Continuem firmes e fortes na fé de que, com certeza teremos uma sociedade mais sadia, pois tem pessoas como vocês que se que se preocupam com a formação do nosso povo.Deus os abençoe e lhes dê forças na caminhada.
    Ana Alice