18 de junho de 2012

Pastoral da Família

Página com informações da Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
Pastoral é uma palavra derivada de Pastor, indica ação de cuidar, conduzir, orientar, vigiar o rebanho. A PASTORAL FAMILIAR é a ação que se realiza na Igreja, com a Igreja e pela Igreja, de forma organizada, planejada, revisada, através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo a proclamação da Boa Nova do matrimônio e da família, oferecendo instrumentos pastorais a todas as famílias, mesmo às famílias irregulares, visando a transformação da sociedade e a conversão das pessoas.
A Pastoral Familiar tem como meta uma adequada e constante evangelização da família para que, educada no amor, ela possa cumprir, entre outros, os seus deveres gerais: a formação de uma comunidade de pessoas; o serviço à vida; a participação no desenvolvimento da sociedade; e a participação na vida e na missão da Igreja.
Interessada por toda e qualquer realidade familiar e da Igreja, a Pastoral Familiar é uma pastoral ampla, abrangente e age unida a outras pastorais. Tem, contudo, a sua atuação específica e, por isso, precisa de agentes especializados.
A Pastoral Familiar acompanha a família cristã no seu caminho, no seu desenvolvimento e crescimento. Estrutura-se em três setores e em três campos de atuação: a Pastoral Familiar Pré-Matrimonial, que compreende as fases da preparação remota, próxima e imediata para o Matrimônio; a Pastoral Familiar Pós-Matrimonial, que provê o acompanhamento do casal e da família ao longo de sua caminhada; a Pastoral Familiar para os Casos Especiais, que se ocupa das famílias em situações conflitivas, irregulares e específicas.
Como vemos, a Pastoral Familiar abarca a família na sua situação real, em todos os seus aspectos e se dirige a todos os tipos de família: as regularmente constituídas como também as que se encontram em alguma situação de irregularidade. A todas, quaisquer que sejam a realidade e as circunstâncias em que se encontrem, a Igreja, por meio da Pastoral Familiar, deseja levar palavras e gestos de apoio, acolhida, orientação e conversão, sempre animada e impulsionada pelo espírito missionário do Bom Pastor.
No Evangelho, Jesus deixa bem claro que veio salvar a todos, sem discriminação de ninguém. Esta é a vontade de Deus: “Deus quer que todos os homens se salvem” (1Tm 2,4).

TRABALHO DA PASTORAL FAMILIAR DE ROSARIO DO IVAÍ

FORMAÇÃO E ESPIRITUALIDADE

Ocorre todos os primeiros e terceiros sábados de cada mês, um nas casas das famílias que participam e outro na igreja. Nesses encontros trabalhamos as experiências e vivencias conjugais, para fortalecimento pessoal, para depois o paroquial. É também realizado momento de concentração em oração, para espiritualidade com Deus, na igreja todas as quartas-feiras, com o terço antes das celebrações.

SERVIÇO PASTORAL

Acompanhamento aos casos especiais

Quando solicitados e de acordo com o pároco, realizamos visitas para união familiar.

Acompanhamento para preparação do Matrimonio

De acordo com a diocese e o pároco, realizamos o acompanhamento pré- matrimonio, que segue uma carga horária mínima de quinze horas. É necessário a inscrição, com no mínimo, seis meses de antecedência a data prevista para o casamento, pois o trâmite deste processo, se dá em um período considerável. Após inscrição o casal, receberá  como parceiro um casal membro, da pastoral familiar como referência matrimonial, este os acompanhará pelo pré-matrimônio, até a concretização da celebração na Igreja, com informações e formação o tempo que for necessário. Realizando todas as atividades propostas, estarão aptos a formar uma família.

Acompanhamento pós-matrimônio

Ocorre com a participação em retiros espirituais no decanato de Pitanga, aqueles casais que se interessam  ou são convidados, participam com a colaboração da pastoral familiar e paróquia. Se dá também em participar das reuniões pastorais que ocorrem quinzenalmente em nossa paróquia. Ou mesmo na sua comunidade, que se ainda não a tem, poderemos dar formação, para estarem em ação.

Serviços Pastorais

Realizamos parcerias com todos os eventos que a igreja  promove, o nosso objetivo enquanto pastoral familiar é somar, para Deus e para nossas famílias.